quinta-feira, 20 de julho de 2017

O primo do João

Férias grandes é sinonimo de muita brincadeira e de reencontro com os que mais gostamos.
O meu João este verão tem a sorte de ter cá o primo da mesma idade a passar as férias com ele. Este ano tem companhia para partilhar aventuras, traquinices e até mesmo zangas. O primo vem da capital, e é um menino com hábitos e vivencias diferentes ás do meu João, que cresce numa vila onde até o ar é diferente. Hoje fomos ao dentista, a primeira vez do primo, e como toda a primeira vez com alguns medos e receios. O Joao já lá tinha ido e conhecido a sua dentista, que diga-se de passagem  é das melhores que conheci até hoje!! O João entra com um grande à vontade no consultório como se fosse tudo dele. O primo por sua vez cheio de panico. A dra pede para que se sente na cadeira, começa por contar histórias  desde a cadeira mágica, o shampoo dos dentinhos a uma pomada que depois de uma luz azul dos power rangers vai fazer com que o dente brilhe durante a noite. Resumindo, como o primo é um pouco "atadinho" , fui dar com ele agora na cama com a boca aberta e o João a tentar ver qual é o dente que brilha! :D
A inocencia das crianças é tão gira!!
Com um bocadinho de sorte ainda tenho uma luz daquelas das discos a sair pela janela! Ou então ainda o apanho a fazer psicadelicas a algum ET e amanha tenho a casa cheia de amiguinhos verdes sentados no sofá a comer gomas...
E eu que só queria uma familia normal!!

terça-feira, 11 de julho de 2017

Receita de tarte bom bocado

Como já disse várias vezes o pessoal cáde casa é super guloso. Quer dizer não é o pessoal todo mas a maior parte sim!
Já a algum tempo não faço esta receita, mas lembro-me que da ultima vez que a fiz que deveria estar muito boa.
Deveria estar porque? Isto porque no dia que a fiz ausentei-me para fazer algo que já não me lembro e quando voltei só encontrei o prato.
A minha Sasha encarregou-se de fazer a degustação e como não ficou contente degustou-a por completo! Ou seja nem uma migalhinha, ficamos mesmo pelo cheiro só!!

Sendo assim deixo a receita pode ser que alguém se entusiasme e faça uma para eu ver se ficou bem feita!! :)


Ingredientes para 8 fatias sensivelmente:
Creme:

-250 gr de açucar
-1,25 dl de água
- 2 colheres de sopa de farinha
- 2,5 de de leite
- 3 gemas
- 1 ovo
- Sal qb

Massa:
- 125 gr de açucar
- 100 gr de manteiga à temperatura ambiente
- 1 ovo
- 250 gr de farinha
- açucar em pó qb

Preparação:

Ligar o forno a 200º . Primeiro prepara-se o creme:
Mistura-se o açucar com a agua e leva-se a lume brando.
Depois de ferver, deixe repousar por mais 3 minutos. Retire e reserve. À parte mistura-se bem a farinha com uma pitada de sal e o leite.
Leva-se tudo a lume brando, mexendo sempre até engrossar.
Retira-se deixa-se arrefecer, junta-se a calda do açucar. À parte, mistura-se as gemas com o ovo e adicione-os ao preparado anterior.
Massa preparação:
Misture o açucar com a manteiga, junta-se o ovo e a farinha.
Amassa-se e deixa-se repousar por 15 minutos no frigorifico. Estende-se a massa sobre uma superficie enfarinhada. Forra-se uma tarteira, verte-se o preparado anterior e vai ao forno por 25 min. Por fim polvilha-se com açucar em pó.



É fácil de fazer e super boa! Agora façam e lambuzem-se e ganhem calorias até a 5ª geração
(a foto está desfocada já tem uns aninhos)

quinta-feira, 6 de julho de 2017

Engenhocas

Ja a algum tempo que eu achava que cá em casa tinha uns quantos "macgyvers". Mas ultimamente tenho confirmado a minha suspeita! Desde o Homem mais velho até ao homem mais novo.
Há uma serie de invensões desde usar fitas colas para segurar pilhas nos comados e fios etc...
Hoje de manhã estava-me a preparar para sair, quando vou por uns brincos que adoro em tom de dourado com uma perolazinha muito pequenina. Mas nao encontrei o par, provavelmente caiu em algures, pensei eu! Depois fui por uns outros e voltei a não encontrar o par!!
Que raio pah, mas será que ando a perder tudo!??
Bem , vou pôr uns brincos com perola que foi uma amiga de quem gosto muito me ofereceu.
BOLASSSS o par? Virei tudo e não encontrei.
Perguntei aos rapazes se viram o outro brinco igual aquele. Quando estou a meio do rapanete, tipo "Porque é que mexem nas minhas coisas pah? Eu nao mexo nas vossas, mas que raio de ideia"...
Os meus olhos batem ppr cima do movel e lá está ele, o meu brinco, todo esticadinho, estava a servir de reset no raio do comando da consola!
Tá explicado para onde foram os meus brincos todos!!

E eu que só pedia uma familia normal!!!

Receita de pescada a "Zé do Pipo"

Cá por casa por vezes é dificil gerir as refeições e nem sempre podemos comer o que gostariamos. Mas tentamos sempre dar a volta à situação, nem mpre podemos comer uma bela costeleta de novilho grelhada na brasa, nem um bacalhauzinho a lagareiro, que só de pensar até já me babo!
Mas podemos por exemplo fazer os "genéricos"!!
Como ADORO bacalhau, e apetecia-me horrores, fui abrir o congelador e de peixe só tinha Filetes de pescada!! FILETES DE PESCADA!!! AHHHHHH não era nada disto que me apetecia... Mas bora lá, vamos tornar estes filetes num belo e saboroso "genérico" do Bacalhau a Zé do Pipo!!

Ingredientes para 4 pessoas:

-1 kl de batatas (isto é para quem quiser fazer o puré, eu costumo comprar do congelado que é ótimo e super rápido, basta juntar leite uma noz de margarina e se gostarem um pouco de noz moscada em pó)
-600 gr de filetes de pescada
-0.5l de leite
-3cebolas
- 1 Tomate
-1,5 dl de azeite
-1 folha de louro
- 40 gr de manteiga
-8 colheres de sopa de maionese ( eu uso light por causa da linha. Mas da minha linha porque aqui nao passa comboio!!)
- 2 colheres dequeijo permesão ralado ( como não é muito usual este queijo cá em casa eu costumo pôr mozzarela)
- Sal, pimenta e noz moscada q.b.



Preparação:

Cozer as batatas com a pele, em agua e sal. Escorra-as, pele-as e reserve-as. Leve o peixe a cozer no leite escorra e reserve o leite.

Pique a cebola, corte o tomate em cubos. Refogue-os no azeite com o louro. Junte o peixe e um pouco do leite resevado. Tempere com sal e pimenta.

Misture bem deixe secar ligeiramente e retire do calor.
Reduza as batatas a puré e envolva-o na manteiga e no restante leite na quantidade que for necessaria para obter o puré macio. Tempere com sal, pimenta e noz moscada.

Ligue o forno a 180º. Disponha o peixe no centro de um tabuleiro refratário e, em volta coloque o puré. cubra o peixe com a maionese e leve a meio do forno a alourar. Antes de servir, polvilhe com o queijo.



E assim se faz o "generico" do bacalhau a zé do pipo, que soube pela vida.


E eu que só pedia uma familia normal!!


quarta-feira, 5 de julho de 2017

Noites animadas

As minhas noites à muito que são "animadas". Durante a noite não há nada que não me aconteça. Se ao menos fosse uma coisa boa! Mas não, tem de ser sempre algo que me tire o sono! No inicio quando me "ajuntei", até me assustava, ele pedia ferramentas, ralhava por ter feito alguma coisa que nem sei tao pouco o que era,e gritos de caimbrãs?
Uiii isso é que é. Acordo cá com uma aceleração! Parece que estamos a ser atacados por "terroristas"... Que gritaria!
Praticamente todos as noites o meu João tem "pesadelos", tem sede para beber leite e xixi para fazer fora da sanita!! E acorda com aquele "OH MÃEEEEEEEEEEE"
A semana que passou então foi só acontecimentos.
Estava eu a sonhar com algo que ja não me lembro, mas era bom, quando oiço lá ao fundo, mesmo ao fundo um ladrar. Mas não era um ladrar qualquer, não! Era um ladrar muito fininho, todo esganiçado, parecia de um cao com uma grande bubadeira. E para onde haveria do bicho ir ladrar?
Para a porta do meu prédio!!! Depois de percorrer a cama toda a ver se o animal se calava, resolvi me levantar.
Passo pela porta do WC e tive a brilhante ideia de pegar num balde de água, e lá vou eu toda esgadelhada, descalça porta fora em direcçao ao cão, que coitadinho acho que apanhou um valente susto.
Aquela hora da noite (4.26 am, sair uma gordalhufa, de cabelos todos em pé, descalça e ranhozar sabe-se lá o quê com um balde na mão!!
O Bicho deveria ter pensado que estava no meio de um filme de terror, só me faltava o bigode farfalhudo! Vou atrás dele, e o coitadinho não parava de ladrar, a fugir de mim sempre a olhar para traz! Mando-lhe com o balde de água mas estava tao ramelosa que acertei no carro do vizinho de cima... Mas o cão lá foi, sempre a ladrar mas foi rua abaixo.
Volto para casa, olho sobre o ombro estava o meu vizinho, tambem com uma aparencia identica a minha mas sem decote!! Se eu tivesse um buraco enfiava-me, olho para ele e só consigo dizer:
-Isto não são horas, pois não?!
E enfio-me dentro de casa! Vou direta a cama e caio que nem uma pedra, passada meia hora lá está o canito outra vez na mesma cantoria! NINGUEM MERECE...
Dia seguinte, não houve cão, mas o alarme da escola tocou toda a noitinha, vai-se la saber porque!!

QUE SEMANA... QUE NOITES!!

E eu que só pedia uma familia normal!!
Era mais ou menos esta a minha figura, mas com cabelo preto e camisola com decote!!

Yeahhhh cheguei aos 40

40?! Como é possivel ja ter chegado aos 40 se ainda uns dias para traz estava nos 18?! Epa de repente vejo-me uma quarentona, com dois filh...